Logo Coach Gestão de Talentos
Artigo

Human Dynamics: Autoconhecimento e Desenvolvimento

por Lúcia Fonseca é Sócia consultora da Coach – Gestão de Talentos

Conhecer Human Dynamics, comumente chamadas de HD, permite-nos compreender as diferentes formas pelas quais processamos as informações, aprendemos, comunicamos, relacionamos com o outro e nos desenvolvemos como pessoas. Este estudo vem sendo desenvolvido, desde 1979, por Sandra Seagal e David Horn e lança luzes às complexidades humanas.

Tal metodologia consiste na premissa que à medida que reconhecemos nossos pontos comuns e apreciamos as nossas diferenças, podemos ter uma visão mais positiva, mais otimista da vida. Deixamos de reclamar que o outro é diferente de nós e passamos a buscar no diferente exatamente aquilo que não temos. Nesse contexto, o importante é procurar a complementaridade das dinâmicas humanas para fortalecer nossas ações e decisões.

Num processo de autodesenvolvimento, o conhecimento das Dinâmicas Humanas é uma ferramenta importante, pois tornam mais transparentes as nossas características e as dos outros com quem nos relacionamos.

O HD tem uma abordagem evolutiva, não enquadra as pessoas em caixinhas, não rotula, mas sim, com muito respeito, esclarece nossos diferentes estilos. Cada pessoa descobre suas características por si, no seu tempo, sem que alguém lhe coloque. Os psicólogos pesquisadores americanos Sandra Seagal e David Horn sempre ressaltam a importância do HD para o desenvolvimento pessoal e social.

A aprendizagem é realizada de forma vivencial, dinâmica e prática de modo a permitir que o conteúdo seja aplicado no dia a dia. As atividades permitem que o participante conheça cada dinâmica, compreenda o funcionamento da sua própria dinâmica e das dos demais treinandos. Dessa forma, cada participante conhece a si e ao outro, tendo inclusive a oportunidade de reconstruir autoconceitos.

Além disso, são realizadas atividades práticas que possibilitam conhecer como cada dinâmica atua em equipe, na liderança, comunicação, delegação, como fornece feedback, como organiza trabalhos, como aprende e como vende suas ideias.

Peter Senge, autor de A Quinta Disciplina, reconhece que uma característica do HD é que "... mesmo que tentasse esquecê-las não conseguiria (...) somos expostos a muitas ideias, teorias, estratégias de melhorias, entretanto poucas persistem, pois raras delas são dotadas de sentido intuitivo profundo".


Revista: Coach - Gestão de Talentos



Voltar
Outros Artigos


© Coach Gestão de Talentos

Todos os direitos reservados

Siga-nos:

Uma empresa associada:


Subir ao Topo Pagseguro Ello Comunicação Integrada