Logo Coach Gestão de Talentos
Coaching


Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o performer (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

O coach atua encorajando e/ou motivando o seu performer, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos, considerando idéias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/idéias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar antigos sonhos.

Pesquisas feitas com quem já passou pelo processo mostram que 96,2% dos entrevistados repetiriam a experiência! Em grandes universidades como Harvard, Stanford e Columbia, os programas de coaching cresceram 37%. No mundo, 55% das empresas já utilizam o processo.


Como funciona

O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.

Definida a meta, antes do Plano de Ações é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com a meta e se há congruência entre eles. O "coach" avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este actua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, se facilita a definição das fases do Plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.

A duração do processo é em geral de 3 a 6 meses, dependendo do tempo entre uma sessão e outra, do caso e da resposta de cada indivíduo. São realizadas dez sessões de uma hora e meia, que podem ser presenciais ou não, depende da disponibilidade do cliente.

Há co-responsabilidade no processo de coaching uma vez que o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.

Os diferentes tipos de coaching

Coaching executivo

Visa a capacitar executivos e lideranças na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

Coaching pessoal

Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida.

Coaching de carreira

É um processo em que o profissional repensa e altera o rumo da sua carreira. Para isso, utilizam-se entrevistas, instrumentos de avaliação psicológica e análise de seus interesses. É realizada uma retrospectiva da sua trajetória profissional, análise das demandas atuais do mercado de trabalho, estabelecimento de metas realistas e estratégias para alcançá-las.

Um processo completo de orientação de carreira inclui também uma avaliação detalhada de forças e fraquezas do profissional, contribuindo para seu autoconhecimento, superação de obstáculos e potencialização de suas forças.
Além disso, é realizada uma profunda autoanálise do profissional, revisão do currículo, simulação de entrevista de emprego, e são elaboradas estratégias para utilização da rede de contatos para nova inserção no mercado de trabalho.

Esse processo irá ajudá-lo a planejar sua carreira adequando-a aos seus propósitos de vida profissional, pessoal, familiar e como empreendedor.

Para conhecer a ICF e obter mais informações sobre Coach acesse: http://www.icfbrasil.org

Mude sua vida, faça acontecer, faça contato com a gente.

© Coach Gestão de Talentos

Todos os direitos reservados

Siga-nos:

Uma empresa associada:


Subir ao Topo Pagseguro Ello Comunicação Integrada