Logo Coach Gestão de Talentos
Ler Dicas e Notícias

Quando ouvir música no trabalho melhora ou prejudica a produtividade?

Colocar o fone de ouvido no momento em que o expediente de trabalho se inicia é um processo automático para muita gente. Para alguns, a música ajuda a fugir do barulho de um ambiente de trabalho agitado; para outros, é uma forma maneira de se concentrar melhor na tarefa.

Há quem dispense o uso de música no trabalho, por achar que ela dispersa em vez de aumentar a atenção. Mas você sabia que em determinados momentos a música pode atrapalhar? É verdade! E para lhe ajudar a definir a hora de apertar o play ou o stop, Tom Popomaronis, empresário e colunista do site Inc.com, dá algumas dicas baseadas em pesquisas científicas:

Hora de aprender: stop the music!

A aprendizagem exige seu cérebro analise e se lembre das instruções/fatos. Quando há música, o seu cérebro tem de processar mais os dados auditivos do que as instruções e fatos. Por conta dessa multitarefa, o cérebro pode interpretar as informações novas de forma inadequada, associá-las de formas estranhas ou cometer erros sobre o que é realmente armazenar. Assim, se você tem que aprender alguma coisa no trabalho, é melhor tirar o fone, especialmente se você está aprendendo verbalmente ou através da leitura, e se a música tem letra.

Barulho? Aperte o play!

Se o seu ambiente de trabalho é barulhento, seu cérebro vai tentar lidar com todos os ruídos. Todo esse processamento gasta uma energia que poderia ser usada para você se concentrar melhor em seu trabalho. Ele também aumenta os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e diminui os níveis de dopamina. Essas alterações hormonais afetam negativamente o córtex pré-frontal, impedindo função executiva. Assim, a produtividade pode cair, mesmo nas tarefas que não exigem aprendizado. Neste cenário, ouvir música realmente pode ajudar, porque ele bloqueia a entrada excessiva que poderia dominar o cérebro e o mantém calmo.

Trabalho repetitivo? Aperte o play!

De acordo com estudos, as pessoas que ouvem música executam tarefas repetitivas mais rapidamente e cometem menos erros. Isso porque a música que você gosta provoca a liberação de neurotransmissores (dopamina, serotonina e noradrenalina) que ajudam você a se sentir relaxado e feliz e, portanto, mais concentrado. O humor melhorado com a música também afeta a forma como você interage com seus colegas de trabalho. Se você se sentir melhor, provavelmente será mais respeitoso, paciente e cooperativo, o que pode levar a um melhor trabalho em equipe.

Música nova? Stop!

Quando você ouve uma música que é nova para você, a atividade envolve surpresa ou novidade. Seu corpo libera dopamina em resposta a esta novidade, fazendo você sentir um certo grau de prazer. Com isso, a música se tornará mais atraente do que qualquer outra tarefa que você estiver realizando, comprometendo o seu foco de trabalho.

Fonte: Mundo Carreira



Voltar
Outros Artigos

© Coach Gestão de Talentos

Todos os direitos reservados

Siga-nos:

Uma empresa associada:


Subir ao Topo Pagseguro Ello Comunicação Integrada