A palavra “assessment” pertence à língua inglesa e significa avaliação, ou seja, é uma ferramenta para análise, no caso, de perfis comportamentais em diversas situações, principalmente quando o foco é o desenvolvimento pessoal ou profissional da pessoa avaliada. As ferramentas de assessment ajudam na identificação dos pontos fortes e pontos fracos no comportamento dos indivíduos. Contribui para um autoconhecimento cada vez maior para evoluir nos aspectos que o levarão ao alcance de seus objetivos.

Assim, o Assessment é a designação contemporânea para a identificação do gerenciamento por intermédio de técnicas e avaliações que conduzem ao diagnóstico do potencial das pessoas

Em quais pode ser utilizado?

Para você:

  • Na busca por autoconhecimento visando crescimento pessoal e profissional;
  • Profissionais que estão em dúvida ou precisam de um direcionamento sobre o que devem fazer em relação à carreira;
  • Pessoas que procuram sentido na vida e alcance de objetivos;
  • Permitir a construção de metas congruentes com cada composição de perfil, levando-se em consideração os seus pontos fortes e pontos de melhoria.


Para Líderes e Executivos:

  • Dar suporte em questões relacionadas ao mapeamento da equipe e processos empresariais;
  • Na busca por autoconhecimento e o desenvolvimento da autoliderança;
  • No desenvolvimento de sua liderança junto à equipe, na busca por engajamento e resultados;
  • Na otimização de processos, potencialização do desempenho dos profissionais e melhora do desempenho da organização como um todo;
  • Possibilitar o aprimoramento das habilidades de liderança e relacionamento interpessoal.


Para o RH e Empresas:

  • Em processos seletivos para identificar talentos e nível de compatibilidade do perfil dos candidatos com o perfil desejável do cargo, tanto em relação às características como valores relacionados à cultura da empresa;
  • No relacionamento com os profissionais da empresa;
  • Oferece um direcionamento eficaz para relocação de colaboradores de modo a colocar as pessoas certas nos lugares certos;
  • Para mapeamento de perfil de liderança ou profissionais chave da empresa, para planos de carreira ou PDI (plano de desenvolvimento individual);
  • Mapear as equipes buscando o desenvolvimento, identificar quais talentos são os melhores para cada atividade do projeto em que estão trabalhando, bem como melhoria dos pontos fracos e aproveitamento dos pontos fortes;
  • Aumentar a probabilidade de sucesso no trabalho em equipe por diminuir as chances de conflitos entre colegas de trabalho, à medida que cada um conhece mais o outro e entende como funciona o seu perfil comportamental e a sua maneira de se relacionar.